sábado, 1 de janeiro de 2011

A importância do agrião na saúde

Existem algumas hortaliças que são temperos naturais e proporcionam um melhor sabor as saladas sendo um ótimo substituto do sal. Por isso, sempre que possível faça o uso do agrião, além de deixar a salada mais saborosa, também auxilia no bem estar do organismo por ter propriedades curativas. O agrião (nome científico Nasturtium officinale) também é muito usado em medicinas naturais, essas folhas são capazes de prevenir o câncer, aumentar a imunidade do organismo. Ele é expectorante, descongestionante, antiinflamatório, depurativo, diurético, antioxidante, combate os radicais livres, é rico em vitaminas e sais minerais como: iodo, ferro, cálcio, acido fólico, fósforo, magnésio, vitaminas A, B6, B12, C, E e glucosaturtósido

Saiba mais sobre as qualidades do agrião na saúde:

As folhas de agrião são cicatrizantes e tem a ação de melhorar a
aparência da pele sendo consumidos ou usados como cataplasma. Para desinflamar espinhas e dermatite devem ser aplicados no local, também é excelente para acabar com a queda de cabelo e caspas, mas é necessário fazer um chá, deixar em infusão e aplicar no couro cabeludo fazendo massagens circulares.

Ao consumir o agrião, ele é capaz de ativar o metabolismo do organismo sendo assim um estimulante natural, ajuda no emagrecimento, ótimo auxiliar para quem precisa fazer regime, pois ajuda estimular a perda de peso, também proporciona mais ânimo ao corpo evitando casos de fadiga.

Por ser diurético e depurativo, o agrião tem ação detox, ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Um excelente remédio natural recomendado para pessoas que tem certas enfermidades como: gota, bronquite, asma, anemia, diabetes, cistite, artrite, reumatismo, como citado acima ajuda na obesidade, quem possuem distúrbios digestivos, quem sofre com retenção de liquido, também para quem não dispensa alimentos com excesso de gorduras como: carnes vermelhas, o agrião ajuda a eliminar esses tipos de gorduras que podem ser depositadas ao corpo.

Com seu efeito expectorante, o agrião se torna um descongestionante natural das vias respiratórias aliviando os sintomas, mas é necessário usá-lo como infusão ou em chá, então as pessoas com gripe, acúmulo de secreção (catarro) pode conseguir um alivio imediato.  O responsável é uma substância encontrada no agrião chamada glucosaturtósido

Ingerindo o agrião diariamente ajuda manter a saúde em dia.


O agrião em excesso pode causar irritações no estomago e nas vias urinárias e contra-indiciado no inicio de gestação. O aconselhável é sempre a procura de um médico especialista somente ele pode indicar o melhor para sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Todos os Comentários são bem vindos.
Caso tenha alguma dúvida sobre saúde e beleza é só perguntar que tentarei responder a todos.
- As informações fornecidas aqui são para simples informação. O seu conteúdo não deve ser utilizado para autotratamento e automedicação. Sempre procurar um médico, pois somente ele poderá indicar o melhor para a sua saúde.
- É proibida a reprodução total ou parcial do post, os direitos autorais pertencem à Blogueira Luh Fernandez.

Volte Sempre!